Não existe receita para viajar de mochilão. Mas, para se aventurar por aí, é necessário estar consciente do rumo e saber, pelo menos inicialmente, o tipo de viagem que vai encarar. É essencial criar um roteiro de viagem, escolher a melhor época e planejar alguns detalhes.
1º Desempacote – Esqueça roteiros prontos. Não procure agências de viagens (exceto para pesquisar passagem aérea). Geralmente, agências e operadoras de turismo oferecem passagem com custo reduzido. Vale pesquisar.

2º Esqueça Hotel – Economize! Procure hostel, camping ou utilize o couchsurfing.

3º Planeje – Planejar é preciso. Faça o roteiro com a sua cara e de acordo com seus gostos

Viajar de Mochilão – qual destino combina com você?
Defina o estilo da sua viagem. Um mochilão de aventura é diferente de uma trip em meio à cidade. O que você procura numa viagem de mochilão? Aventura ou sossego? Cidade ou montanha? Praia, deserto ou neve? Às vezes, quando estamos montando um roteiro de mochilão, aparecem mil destinos interessantes, mas nem sempre é possível curtir tudo em um mochilão.

Quanto você pode gastar?
Veja quanto tempo tem disponível para a seu mochilão e, principalmente, analise quanto tem para investir ($$$). Sim, viajar é investimento.
O orçamento pode determinar o rumo da viagem, não adianta querer fazer um mochilão de 20 dias sem grana suficiente para isso – a não ser que você queira passar o perrengue dos sonhos e ter uma experiência alucinante. Se não for esse o caso, contabilize sua viagem, considere passagem aérea (ou busão), hospedagem, alimentação, traslados, passeios e um trocado extra para eventuais emergências.

Já sabe o destino do mochilão?
Se estiver indo para outro país, fique atento se existe necessidade de visto/passaporte, por isso, acesse o site do Itamaraty ou entre em contato com o consulado do país destino. Além disso, alguns países exigem determinadas vacinas. Evite o pesadelo de ser deportado por falta de documentação. Já imaginou a frustração?
Depois de saber de tudo e ficar craque no destino, defina roupas e itens adequados para a sua viagem. Cada destino pede cuidados especiais. Se estiver indo para local com neve, evidentemente vai precisar de roupas adequadas. Mas não exagere, leve somente o essencial para não passar sufoco.
Importante: Se necessitar comprar roupas e itens de viagens, como por exemplo, um mochilão, faça a compra com antecedência. Acredite, você não vai querer ter gastos excessivos na véspera da viagem.

Tenha o seu mochilão
Pegue emprestado, parcele, compre à vista. Não importa como você vai conseguir, mas tenha um mochilão. Ele facilita a vida na hora de viajar, além de compactar seus itens de viagem, ele é excelente para se locomover, já que você provavelmente ficará pingando de lugar em lugar. Fora isso, é fácil de trancá-lo em armários e cabe em qualquer canto. E claro, ele é o ícone do mochileiro.

Organize o roteiro
Pesquise os pontos turísticos de cada região e separe-os por áreas no mapa, dessa forma vai ficar mais fácil e poupará seu tempo na hora do passeio. Seja objetivo, mas vá com a mente aberta e se permita viver novas experiências. No local, fuja do óbvio, converse com locais, peça indicações de lugares para visitar. Você pode se surpreender.

Priorize
Se o ponto turístico mais badalado te faz querer sair correndo, não tenha receio de trocá-lo por outro lugar que tenha mais a ver contigo. Você não precisa daquela foto que todo mundo tira. Seu roteiro tem que ser perfeito e ter a sua cara, concorda? Por exemplo, se você não suporta museus, por que perder 4 horas dentro de um? O tempo é precioso em uma viagem.

Escolha sua hospedagem
Pesquise sua hospedagem com antecedência – pelos aplicativos de HOSTEL Estude com atenção os hostels/albergues, para ter uma referencia leia fóruns e analise os pontos positivos e negativos, mas não se esqueça de deixar o comodismo e o luxo em casa. Isso é importante!

A melhor época para o seu mochilão
A melhor época para viajar de mochilão é quando você possui tempo, disposição e um pouco de dinheiro, mas seguem algumas dicas:
Pesquise as estações da região/país que for visitar. Escolher o lugar certo pra você, mas durante a estação errada, pode ser uma grande furada. Evite os meses de férias escolares, as passagens sempre são mais caras. A baixa temporada é sempre mais interessante financeiramente. Mas se você não puder viajar nos meses mais calmos, compre sua passagem com bastante antecedência. Reserve também sua hospedagem, com certeza poupará um bom trocado.
Organize seu roteiro de acordo com a temperatura, por exemplo, se a região for muito fria, procure atividades externas até às 16h, após isso, priorize lugares cobertos. No calor, escolha as atrações externas até às 11h e, no intervalo até o início da tarde, faça algo mais light. E claro, é essencial levar itens básicos e necessários para a estação que escolher.

Antes de partir
Se for viajar para outro país, evite trocar a moeda em aeroportos, porque geralmente a taxa de câmbio é maior. Em alguns casos, é melhor fazer o câmbio no país de destino. Pesquise isso antes de partir.

Andy Mochileiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *